Feliz dia dos professores!

slide-dia-do-professor

Em 1990, com 15 anos de idade, fui apresentada ao mundo do magistério. Estava começando o antigo curso Normal, e ali decidi o queria fazer da minha vida. Foi paixão à primeira vista.

Eu realmente me encantei por aquele mundo de ensino e aprendizagem, no qual a criança é o centro das nossas atenções e o seu processo de aprendizagem é o nosso objeto de estudo.

Terminei o curso e tive a sorte de ser chamada para trabalhar no colégio em que estudava.

Ali comecei uma jornada de dez anos em sala de aula, me apaixonando a cada ano por meus novos alunos, minhas novas turmas, cada uma única e inesquecível.

No entanto, os conhecimentos do curso Normal me pareceram insuficientes para tratar dos desafios que nos são apresentados no dia a dia de sala de aula. E, assim, junto com minha prática profissional, fui buscar amparo no curso de Pedagogia para me aprimorar como professora, entender melhor os alunos e ter mais recursos para superar os obstáculos.

Esse caminho acadêmico também foi longo. A minha paixão pela educação se estendia ao seu estudo. Por isso, cursei todas as habilitações que a faculdade oferecia na época e depois parti para o único curso de pós-graduação oferecido na faculdade na época, o de Psicopedagogia.

Nessa jornada, fui professora de várias séries, adorando cada uma delas e me animando a cada ano pelos novos desafios oferecidos pelo novo grupo de alunos e, em alguns anos, pela nova série ou segmento em que iria trabalhar.

Posso dizer, sem medo de errar, que fui muito feliz em sala de aula, junto com as minhas crianças, ensinando e, principalmente, aprendendo com elas.

Trabalhei com Educação Infantil, Alfabetização e Ensino Fundamental 1. Também tive experiência com o Ensino Fundamental 2, ministrando aulas de inglês e no Ensino Médio como professora de didática do curso de Formação de Professoras.

Hoje fico muito feliz ao ver que meus “aluninhos” cresceram e estão seguindo seus caminhos com sucesso. Fico emocionada quando, pelo Facebook, vejo fotos de suas formaturas, casamentos… Alguns já até têm filhos! É uma sensação muito gostosa saber que plantei uma sementinha ali que floresceu.

A realidade em que trabalhei foi de escola particular católica, para muitos considerada um “oásis” já que não apresenta diversos problemas apresentados em escolas públicas, rurais ou em locais considerados perigosos, onde, além de professores, encontramos mártires em sala de aula.

A vida acabou me levando para outro caminho, igualmente apaixonante e desafiador: o mundo da tradução e revisão. Hoje não atuo mais na área de educação. Contudo essa paixão continua acesa dentro de mim e tenho profundo respeito e admiração pelos professores e professoras que dedicam suas vidas a esse delicioso ofício, que são desafiados todos os dias e que desempenham seu papel com amor e firmeza, sempre acreditando que estão ajudando a construir um futuro melhor para o nosso país.

Feliz dia dos professores a todos vocês que passam suas vidas dentro de uma sala de aula!

Michele

Publicado por Michele

Tradutora, revisora e preparadora de textos, atuando há quase 15 anos no mercado.

Desenvolvido por Visana Comunicação